Checklist – Condomínios no litoral, momento de movimento

Direto com o Especialista

Checklist – Condomínios no litoral, momento de movimento

Seu condomínio está no litoral?

Momento de cuidados redobrados para o síndico! Siga estas dicas e passo a passo para não passar aperto. Preencha se cada item está ok ou faça uma agenda dos itens que precisa providenciar.

1 – ÁGUA:
A falta de água é bastante comum em épocas de temporada. Para isso:
a. Faça uma revisão nas caixas de água antes do início da temporada.
b. Crie uma comunicação de conscientização de economia de água entre os moradores
c. Tenha contato de caminhos pipas, saiba para onde recorrer. É importante provisionar recursos para utilização de caminhões-pipas que garantam o fornecimento se houver escassez.

2 – ÁREAS DE LAZER:
Você revisou todas as áreas de lazer bem como áreas comuns? O cuidado deve ser grande, principalmente com parquinhos, piscina, brinquedotecas. O cuidado minimiza acidentes.

3 – REGIMENTO INTERNO:
Certifique-se de comunicar e incentivar o conhecimento do regimento interno. Deixe claro que cobrará à todos o cumprimento do regimento. Informe as consequências do não cumprimento.

4 – ANIMAIS:
Animais de estimação costumam gerar conflitos entre os moradores. Por este motivo informe as regras do condomínio quanto a este item.
Sempre que souber que uma moradia tem um pet, converse e instrua de forma cordial e com empatia.
Estabeleça e deixe claro como deve ser a circulação nas áreas comuns.

5 – BANHISTA:
Estabeleceu um local de lava pés e itens como cadeiras, entre outros? Então informe as regras e cobre!

6 – FUNCIONÁRIOS:
Qual a sua comunicação com a equipe? Porteiros, zeladores. Eles devem conhecer bem as regras e devem ser treinados nos seguintes pontos:
a. Cordialidade. Os funcionários devem ser cordiais e simpáticos. Instrua-os para se apresentarem e conhecerem cada um dos moradores.
b. Regras. Ensine as regras e informe como devem agir em caso de infração por parte do morador. Cuidado, muitas vezes o funcionário não sabe como lidar e pode ser agressivo, converse sobre a forma de agir em cada situação também! E se perceber que o funcionário não está preparado para lidar com situações de conflito, oriente a apenas repassar a você que é o síndico, para que você tome as medidas necessárias.
c. Deixe claro os limites e funções de cada um da equipe. E se for preciso, deixe claro as funções dos funcionários para os moradores também, pois é muito comum o abuso de pedidos por parte dos moradores.

7 – MANUTENÇÃO PREVENTIVA:
A manutenção preventiva é sinônimo de tranquilidade. Por isso, tenha em mãos um check list de manutenção e verifique se tudo está em dia. Não tem um checklist? Sem problemas, acesse no portal todos os materiais sobre manutenção, inclusive, assista ao curso para ter um conhecimento completo!

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