Locação por Temporada: 4 conselhos jurídicos.

Blog

Locação por Temporada: 4 conselhos jurídicos

Alugar um imóvel para temporada pode ser a solução financeira para muitas pessoas. Devido ao curto período de tempo que o imóvel estará ocupado, e a possibilidade de cobrar um valor maior por essa locação, muitos proprietários costumam optar por essa forma de locação. O problema é que alugar diretamente para um inquilino sem a intermediação de uma imobiliária ou aplicativo (como o Airbnb) pode trazer certos transtornos… o Locatário pode não pagar o valor do aluguel, pode danificar a propriedade, entre outros contratempos.

Pensando nisso, trouxe quatro dicas importantíssimas para te poupar de estresse e resolver problemas envolvendo locação por temporada.

1) Solicitar o pagamento antecipado do aluguel:

Uma das maiores vantagens dos aluguéis por temporada é que, de acordo com a Lei do Inquilinato, todos os aluguéis e taxas podem ser cobrados antecipadamente. Dessa forma não haverá o risco de inadimplência!

2) Não ultrapassar o prazo máximo da locação:

Uma regra muito importante é que a locação por temporada tem o prazo máximo de 90 dias. Ou seja, se a sua locação ultrapassar esses 90 dias, ela se tornará uma locação tradicional, por prazo indeterminado! Dessa forma, você só poderá encerrá-la depois de 30 meses.

3) Tenha um relatório de vistoria completo do imóvel e cobre um valor de caução

Provavelmente o segundo maior medo de quem aluga o imóvel por temporada é ter seus móveis, eletrodomésticos e utensílios danificados, roubados ou perdidos. Você pode evitar esse transtorno de duas formas. A primeira é fazendo um relatório de vistoria detalhado, e a segunda é exigindo um valor de caução no início da locação. O relatório deve ser o mais completo possível, descreva como o imóvel se encontra, e tudo o que há nele. Quanto mais detalhes melhor!

Já o valor de caução pode ser cobrado antecipadamente, na assinatura do contrato. Então se acabarem danificando o seu imóvel, esse valor  poderá ser retido. Dessa forma você evita prejuízos, e também evita ter que acionar o judiciário para ser indenizado!

4) Faça um bom contrato de locação

A última dica que te damos como advogados é: faça um bom contrato de locação! E para facilitar a sua vida, disponibilizamos um modelo de contrato de locação por temporada pronto para Download!

Para saber mais sobre essas dicas e baixar o contrato de locação, basta você acessar esse link.

Clique aqui e faça o download